Estou grávida!! E agora??

Primeiro, PARABÉNS!! Agora respire, não se preocupe você tem 9 meses pela frente para se organizar e organizar tudo que você precisa. Nesse momento você precisa pensar um pouquinho em você!

  1. PROCURE UM MÉDICO DE CONFIANÇA E FAÇA O PRÉ-NATAL

Ele te acompanhará durante toda gravidez, esclarecendo todas as suas dúvidas, realizando o pré-natal, acompanhando todo o crescimento do bebê, o parto e cuidando de você no pós parto que também será importante. Logo, escolha um profissional que você se sinta segura.

No pré-natal você fará todos os exames, inclusive os ultrassons para verificar se existe algum possível risco e necessidade de cuidado especial para garantir a sua saúde e do(s) bebê(s).

A ingestão de algumas vitaminas são essenciais para o desenvolvimento dos bebês, então verifique como estão os níveis e se necessário faça complemento:

– ácido fólico: presente em espinafre, feijão-branco, brócolis, laranja, repolho branco, fígado bovino, abacate, grão-de-bico, lentilha, escarola, pão de centeio.

– Complexo B:  encontrada em carne bovina, peixe, ovos, banana, leite e derivados e cereais integrais.

– Cálcio: carnes, grãos e vegetais verde-escuros.

– Ferro e Zinco: presentes em fígado, carnes e leite.

2. CUIDE DA ALIMENTAÇÃO

É importante que você realize todas as refeições de forma equilibrada e se hidrate bastante. Alguns alimentos podem aumentar o Colesterol e o risco de Diabetes, então tente evitar alimentos embutidos, com muito corante, açúcar, adoçantes e etc.

Alguns alimentos possuem risco alto de doenças e infecções, logo devem ser evitados. São eles: alimentos crus como carne, peixe e ovo, bebidas alcoolicas, consumo excessivo de chás e cafeína, pimenta e condimentos

3. FAÇA EXERCÍCIO SE AUTORIZADO PELO MÉDICO E COM DEVIDOS CUIDADO

Normalmente o médico pede que o exercício físico seja suspenso nos 3 primeiros meses de gestação e depois retornados controlando a frequência cardíaca. Alguns exercícios são mais recomendados, como caminhadas, yoga, pilates, deep running e hidroginástica pois ajudam a reduzir o inchaço e são de  baixo impacto.

4. VERIFIQUE SEUS PRODUTOS DERMATOLOGICOS

Alguns produtos possuem ativos que não são seguros para utilização em grávidas pois podem passar pela corrente sanguínea e ter contato direto com o(s) bebê(s), então é importante verificar a composição dos mesmos. Seguem os principais ativos que devem ser evitados: ácido salicílico, ácido retinóico e uréia.

É importante que seja reforçado o uso de protetor solar diariamente no rosto, pois é comum o aparecimento de melasmas (manchas no rosto) durante a gravidez.

Hidrate bastante o corpo, especialmente a barriga e mamas, para evitar o aparecimento de estrias, que são comuns nessa fase. 

5. É NORMAL SENTIR ALGUMAS ALTERAÇÕES NO SEU CORPO

  • Aumento na frequência urinária
  • Cansaço e sono
  • Enjoo 
  • Retenção de líquido
  • Sensibilidade nas mamas
  • Prisão de Ventre

6. QUANTO MAIS INFORMAÇÃO, MELHOR! LEIA LIVROS E ESCUTE PODCASTS

Se informar te ajudará a lidar com as inseguranças e dúvidas que possam surgir durante esse período de tantas mudanças e novidades. É uma forma também do seu companheiro compreender o momento e curtir essa fase. Seguem nossas recomendações:

Livros

  • O que esperar quando você está esperando: Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway
  • 60 dias de Neblina: Rafaela Carvalho
  • Mãe fora da Caixa: Thaís Vilarinho
  • Mãe sem Manual: Rita Lisauskas
  • Marinheira de Primeira: Olivia Bernardes
  • Crianças francesas não fazem manha: Pamela Druckerman
  • Filhos: Da Gravidez aos 2 anos: Fabio Ancona Lopez e Dioclecio Campos Jr
  • Nana, Nenê. Como resolver o problema da insônia do seu filho – Eduard Estivill e Sylvia de Béjar

Podcasts

  • Podcast é a mãe: jornalistas se reúnem, toda a semana, para bater um papo sincero sobre maternidade real. Alguns exemplos de temas abordados são rede de apoio e instinto materno, visto que um dos objetivos dele é desmistificar controvérsias. 
  • Escola da Mãe Moderna: Esse programa aborda, objetivamente, os impasses dos métodos de criação infantil em meio a era da tecnologia. Crianças no YouTube, impacto no comportamento gerado pela arquitetura, vício em jogos e videogames são algumas das questões debatidas. 
  • Maternitretas: Tem o objetivo de enxergar o lugar de fala de mães, dando voz e escutando maternidades distintas. Nas palavras das apresentadoras: “A gente sabe que na vida poucas coisas são unanimidades (ou nenhuma). Na maternidade não seria diferente! E pensar diferente pode ser treta! Mas Treta não precisa ser ruim! Tretando podemos conhecer novas formas de pensar, novos jeitos de fazer a mesma coisa.”
  • Sinuca de Bicos: O programa Sinuca de bicos define-se como um podcast que mete o bico na maternidade real, desbravando inúmeros fatores acerca da criação dos filhos com humor, empatia e diversidade. 
  • Mãezona da p***: É apresentado por Martha Lopes e Marcella Chartier. São colocados em pauta assuntos como dinheiro, qual a escola ideal, trabalho doméstico, parto, redes sociais, carreira, autoestima e mais uma extensa lista de temas que dizem respeito a mulheres e maternidade. 
  • Calcinha Larga: Protagonizado por Camila Fremder, Tati Bernardi e Helen Ramos, o ‘Calcinha Larga’ é um espaço onde frases automáticas sobre a maternidade não tem vez. Autênticas, sinceras e muito divertidas, as apresentadoras falam sobre carga mental, trabalho, culpa, relacionamentos e tudo mais
  • Mamilos: Apesar de abordar semanalmente assuntos diversos com um viés mais jornalístico e de debate, o Mamilos, podcast fundado em 2014 e apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, traz episódios bastante relevantes sobre maternidade, paternidade, parto e adoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *