Amamentação: Tudo que você precisa saber

Como Agosto é conhecido como o mês do aleitamento materno, vamos falar hoje sobre esse assunto, que é muito romantizado, mas que na prática não funciona bem assim. 

Amamentar na maioria dos casos é algo bem desafiador, envolve amor, mas também doação, dor, dúvidas e inseguranças. À medida que aumenta a importância da amamentação, aumenta também a cobrança e julgamentos.

Estamos aqui para dizer que te entendemos, te apoiamos e sabemos que amamentar não é fácil. Queremos ressaltar a importância em formar uma rede de apoio e cuidar da recém-mãe, pois ela também precisa de um colo.

A amamentação só é benéfica se estiver sendo saudável para a mãe e para o bebê. 

Vamos tentar ajudá-las com explicações e dicas simples mas eficientes para que esse momento seja ainda mais tranquilo e prazeroso!

Antes de tudo:

1. Tenha muita calma e paciência pois é uma adaptação da mãe e do bebê. Os hormônios ainda estão desregulados, por isso não se cobre 

2. Escolha um lugar tranquilo, arejado, de preferência com iluminação natural ou indireta

3. Se hidrate! O corpo perde líquido durante a amamentação e precisa repor. É recomendado pelo menos 3 litros por dia 

4. Se alimente bem e descanse quando puder 

5. Peça ajuda sempre que sentir necessidade e procure profissionais caso necessário 

6. Não existe leite fraco, todo leite materno é riquíssimo em nutrientes

7. Escolha sutiãs com abertura frontal para mamada, que dê sustentação, sem aros, de preferência sem costuras, e que você se sinta confortável. Importante ressaltar que a mama aumenta de 1 a 2 números depois que o leite desce

8. Tem mãe que consegue amamentação exclusiva, tem mãe que encontra um meio termo entre peito e fórmula, tem mãe que por algum motivo não consegue amamentar. E está tudo bem! 

Primeiros dias de vida do bebê

Logo após o nascimento os bebês estão prontos para as primeiras mamadas, nesse momento é o colostro que antecede a descida do leite. Ele é amarelado e extremamente nutritivo para o bebê. Depois de alguns dias o leite desce e a mama aumenta de forma significativa. 

Nesse momento, o bebê pode não mamar tudo que foi produzido, o peito pode empedrar e a mãe pode sofrer com febre e até evoluir para uma mastite. Uma dica importante é tirar com a bombinha o leite excedente e armazenar para uma futura necessidade do bebê (picos de crescimento). Assim, você esvazia a mama e também estará estimulando a produção do leite uma vez que o corpo segue a prática de oferta x demanda, ou seja, quanto mais você tira mais ele produz. 

A extração do leite após o término da mamada vai fazer com que você tenha uma ideia se o bebê parou de mamar porque não tem mais leite e pode continuar com fome ou porque realmente está satisfeito. 

A famosa “Pega correta”

É importante desde o começo já tentar acertar a “pega” do bebê, para que o peito não fique machucado. Para a pega correta, o ideal é que o bebê tenha a boca bem aberta e que o mamilo seja direcionado em direção ao céu da boca dele. O bebê deve ser incentivado a pegar mais a parte de baixo da aréola do que a de cima.

Duas dicas importantes:

1. Se a mama estiver muito cheia e consequentemente dura, provavelmente o bebê vai ter dificuldade de pegar o bico, então massageie as mamas e tire um pouco antes de começar a mamada para que elas continuem cheias mas mais macias

2. Se o bebê estiver chorando muito e irritado, pode ser que não consiga fazer a pega, acalme ele antes de começar o processo

Se você estiver com dor ou ouvir qualquer barulho na boca do bebê durante a mamada, é porque algo deve estar errado. Estalos na língua ou som semelhante a um beijo não devem fazer parte desse momento, apenas ruídos da sucção e deglutição. Caso escute qualquer coisa além disso, tire o bebê do seio e recomece. Se persistir, vale tentar mudar a posição. 

Para evitar que a mama fique machucada, você pode ainda durante a gestação fazer uso das conchas para formação do bico e fazer exposição dos seios ao sol. 

Caso a mama fique machucada, você pode recorrer ao uso da laserterapia, uso da conchas para proteger do contato direto com o sutiã em caso de sensibilidade ou contratar uma consultora de amamentação, que vai até a sua casa, acompanha a mamada e auxilia no que precisa ser ajustado. Outra dica é a utilização da compressa para seios Therapearl da Lansinoh.

Consultora de Amamentação: 

Caso você tenha alguma dificuldade ou dúvidas, recomendamos muito a contratação de uma consultora de amamentação logo nas primeiras semanas que você chegar em casa. A consultora vai acompanhar uma mamada e identificar o que precisa ser ajustado, te passando mais segurança e auxiliando com orientações e condutas relacionadas à sua postura, posicionamento, pega e sucção do bebê, ordenha e cuidados com a mama. 

Livre Demanda x Rotina 

A amamentação em livre demanda é bastante defendida atualmente, e consiste em oferecer o peito sempre que o bebe chorar, sem horário determinado. Já a rotina consiste em estabelecer horários para as mamadas, por exemplo, de 2 em 2 horas, ou de 3 em 3 horas. 

Não existe regra, cada mãe se adapta da maneira que melhor se encaixar na rotina e necessidades dela e do bebê. Temos que lembrar que é muito importante que você descanse, isso ajuda muito na produção do leite.

Existe a opção também de começar com livre demanda e conforme a mãe e bebê vão se conhecendo, naturalmente os horários vão se ajustando, sem ter logo de início estabelecer a rotina. 

Picos de Crescimento

Como já dissemos, conforme o bebê vai crescendo, a sua fome também vai aumentando, são os chamados picos, saltos ou surtos de crescimento (growth spurt). São períodos em que ele pode necessitar de mais leite do que é produzido. Como seu corpo precisa se ajustar a essa nova demanda e aumentar a produção, durante alguns dias é normal que o bebê chore mais ou tenha períodos mais curtos entre as mamadas e mamadas mais longas.

Nesse momento, caso você tenha conseguido armazenar leite nas mamadas anteriores que teve excedente, ele deve ser usado como complemento. 

Quando normalmente ocorrem esses picos?

  • 7 a 10 dias 
  • 2 a 3 semanas
  • 4 a 6 semanas
  • 3 meses
  • 4 a 6 meses
  • 9 meses

Para estimular a produção do leite, recomendamos a prática de Power Pump. Já ouviram falar? É uma técnica utilizada para aumentar a produção do leite através de estímulos com a bomba extratora.

São inúmeras as formas, porém existe um esquema padronizado que costuma ser o mais recomendado e usado. Ele estabelece um plano que dura 1 hora e deve ser feito 3 ou 4x por dia. Confira abaixo:

  • 20 minutos de ordenha 
  • 10 minutos de descanso
  • 10 minutos de ordenha
  • 10 minutos de descanso
  • 10 minutos de ordenha

Apesar da eficácia desse esquema, não são todas as mulheres que possuem tempo suficiente para realizá-lo, assim, há também alternativas de menor duração, que podem ser feitas em intervalos no trabalho e sempre que tiver tempo e disposição. Veja o exemplo:

  • 10 minutos de ordenha 
  • 10 minutos de descanso
  • 10 minutos de ordenha

É importante ressaltar que o resultado não é imediato, é necessário aguardar pelo menos 5 ou 7 dias para observar resultados nítidos no aumento da produção.

Quando o bebê começa a se distrair 

A partir dos 2-3 meses de vida (e às vezes esse comportamento fica mais evidente lá por volta dos 4-5 meses) é muito comum que o bebê solte a mama durante a mamada quando surge qualquer tipo de distração. Pode ser a luz do teto, o cachorro que passa, ou aquela pessoa que começa a conversar com você durante a mamada.

O ideal é escolher um cantinho calmo, sem muita luz e distrações, começar a mamada enquanto ainda está sonolento, pois quanto mais ligado mais ele vai se distrair, quem sabe mudar as posições das mamadas pois será uma novidade para ele e se as mamadas estiverem sendo muito curtas, diminua o intervalo entre elas.  

Informações Importantes:

  • Bomba Extratora Leite: Recomendamos a bomba dupla para que o processo seja rápido e a mãe tenha mais tempo de descanso. Caso não queira comprar, existem sites que fazem o aluguel, indicamos o Cantinho da Mamãe
  • Potes para Armazenamento: Os frascos indicados para guardar o leite materno são de vidro com tampa de plástico, previamente esterilizados. Ele deve ser datado e armazenado em temperatura ambiente por até 2 horas, geladeira por até 24 horas e congelador por até 15 dias. Como esse leite não pode ser refrigerado depois de descongelado, a mãe deve colocar uma quantidade média que imagina que será necessário para não haver muito desperdício 
  • Estimuladores de produção de leite: Além da extração do leite após toda mamada, ingestão de água e descanso, você pode tomar também o Chá da Mamãe que ajuda a aumentar a produção. 
  • Bancos de Leite Materno: Muitas mães produzem leite em excesso e sabemos que muitos bebês precisam desse leite em hospitais e maternidades. Porque não doar? O processo é mais simples do que imaginamos, pode ser coletado no banco ou em casa e pode ser entregue diretamente no banco ou retirado em casa por funcionários autorizados. Procure aqui o banco mais próximo do seu endereço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *