Hoje se fala muito sobre sustentabilidade e consumo consciente! E cada dia mais sabemos da importância dela no nosso dia a dia e para o futuro do nosso planeta e dos nossos pequenos, mas como ser sustentável na rotina da maternidade?
Sim, é possível! Seguem algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática:
– Fraldas descartáveis e lenços umedecidos são os maiores desafios devido ao longo tempo de decomposição, mas sabemos também da praticidade dela no nosso dia a dia. Para as famílias dispostas, além das fraldas de pano (que seria a melhor opção), existem também as fraldas descartáveis biodegradáveis, hipoalérgicas e atóxicas.
– Uso de itens de higiene pessoal sem parabenos, petrolatos, silicones e de preferência sem teste em animais.
– Itens de alimentação em bambu e silicone livre de BPA e utilização de mamadeiras de vidro.
– Alimentação com produtos orgânicos. Quem sabe até plantar com as crianças uma mini horta com vasos pequenos para consumo, para que eles acompanhem o desenvolvimento e se interessem por alimentos diferentes.
– Brinquedos em madeiras e bioplástico com embalagem reciclável.
– Ensinar a “reciclar” brinquedos, roupas e sapatos, doando para pessoas próximas ou entidades. A recirculação de peças é parte de um mundo mais sustentável e menos descartável.
– Incluir a criança no processo de separação do lixo, conscientizando sobre a importância da reciclagem.
– Interação da criança com a natureza e animais. Levá-las para passeios em fazendinhas, parques ecológicos e para conhecer projetos e ONGs que atuam na preservação da fauna também costuma funcionar bastante.